O meu filho é alérgico à caseína, já aqui falei disso no blog. A caseína é uma das proteínas presentes no leite de vaca.

Isso significa que não pode consumir leite de vaca nem alimentos que o contenham. As papas lacteas por exemplo. 

Como no nosso caso existe alguma tolerância, sendo a alergia de nível 2, o pediatra aconselhou a mantermos o contacto com a proteína, de forma moderada, para tentar que o organismo a tolere cada vez mais.

Infelizmente já vamos nos 20 meses e isso ainda não acontece! A tolerância mantém-se no mesmo nível e há sintomas da alergia que estão sempre presentes.

Rabinho assado, lacrimejar constantemente, ranho… Tudo sintomas que podem muito bem ser por outros motivos. É certo!

O único que sabemos ser a 100% da alergia são as borbulhas à volta da boca e as manchas na pele, e  essas não queremos nunca mais!!! 

  
No entanto uma coisa que me faz muita confusão é que quando menciono que o meu filho tem APLV as pessoas acham que ele é alérgico à lactose! 

Não. Uma coisa não tem nada a ver com outra! 

Vejamos:

A alergia ao Leite de Vaca (aPLV) é uma reação às proteínas do leite e pode causar sintomas digestivos, na pele, respiratórias e gerais. Ela é uma enfermidade muito comum em crianças e rara em adultos.
A intolerância à Lactose (iL) é decorrente da falta ou diminuição da enzima lactase, a qual digere a lactose (açúcar do leite). Como na il a lactose não consegue ser digerida e absorvida a pessoa poderá apresentar diarreia, aumento na produção de gases, cólicas e distensão abdominal após o consumo de alimentos ricos em lactose. A il é muito comum em adultos e idosos, porém é rara em crianças*

É muito importante que as pessoas no geral percebam isto! Uma criança com APLV não pode por exemplo beber leite sem lactose.

Como é tão frequente este erro sempre que aviso alguém da alergia reforço que não é alérgico à lactose mas sim à proteína do leite de vaca. 

Num mundo onde cada vez mais nascem bebés com alergias ( porque será? Ironia!) , sendo a APLV uma das mais frequentes, acho importante que se partilhe este tipo de informação! 

Estamos entendido? 🙂

Alergia à proteína do leite de vaca não é alergia à lactose! Uma coisa não tem nada a ver com outra! 

Alérgicos à lactose podem consumir leite, desde que sem lactose, alérgicos à proteína  do leite de vaca não podem consumir leite. Ponto!   



*fonte: www.alergiaaoleitedevaca.com.br

Comentários

Bárbara
Author

1 Comment

  1. Pingback: Bolo de Legumes! | Sweet Caos

Write A Comment