Chegou o tempo de praia e dos maus pais. As crianças e o calor são duas coisas tão boas na mesma frase. Parece que as brincadeiras ficam leves como a roupa e há muito mais tempo. As tarde são longas e as noites curtas. Não se pode perder um momento do Verão e o melhor é… levar as crianças todos os dias à praia.

Adoro o Verão. Adoro ver como se levam crianças para a praia com calor extremo. Todos sabemos que a melhor hora para irmos é ali por volta do 12h não é? Faz bem às crianças um escaldãozito de vez em quando. Eu vou lá ficar em casa com este calor. Queremos é ir para a praia torrar porque já se sabe… o Verão passa tão rápido.

Maus Pais

Mamãs e papás, vamos lá ver se nos entendemos…

‘A incidência dos vários tipos de cancro da pele tem vindo a aumentar devido, essencialmente, à mudança de comportamentos a favor de uma exposição aos ultravioleta exagerada ou inadequada.’ Se têm dúvidas consultem o site da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo.

Por isso se os vossos bebés choram desalmadamente na praia especialmente se estiverem dentro do ovo ou se as vossas crianças se queixam de dores de cabeça não deduzam que eles simplesmente vos querem estragar o dia. Talvez sejam vocês que estejam a ser negligentes e, sem qualquer problema vos digo, maus pais.

Todos os verões é a mesma loucura. Todos os anos vejo a história se repetir. Já alguma vez consultaram o Índice Ultravioleta do país? Nunca? É fácil, basta irem ao site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e aqui ficam a saber o IU para qualquer ponto do país.

A escala é simples:

UV1, UV2
BAIXO – Não é necessário proteção.
UV3, UV4, UV5
MODERADO – NÃO ESQUECER! Óculos de Sol e protetor solar.
UV6, UV7
ELEVADO – ATENÇÃO! Utilizar óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt e protetor solar.
UV8, UV9, UV10
MUITO ELEVADO – CUIDADO! Utilizar óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.
UV11, UV+11
EXTREMO PERIGO! Evitar o mais possível a exposição ao Sol. Aproveite para descansar em casa.

Querem saber como esteve este fim-de-semana? UV10 e UV11. Ainda se sentem bem com o fantástico dia de praia que tiveram?

Esta recomendação não é apenas para crianças. Vocês adultos já deviam ter idade para ter juízo. Praia é antes das 11h e depois das 17h. Protector solar adequado e reaplicado a cada meia hora. Chapéu e óculos escuros são sempre bem-vindos.

Agora vão. Aproveitem o calor e a praia. Aproveitem os dias compridos. Sejam felizes.

 

Comentários

Sandra
Author

Comments are closed.